Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Condomínio e Porteiro podem ser condenados por não entrega de intimação

    Publicado por Isabela Cardoso
    há 3 anos

    Qualquer morador (condômino) pode participar de um processo judicial e uma das formas de ser notificado é através de intimação e essa pode ser enviada via correios o qual o porteiro é o primeiro a ter acesso.

    A mudança no novo Código de Processo Civil define novas responsabilidades da administração dos condomínios para evitar eventuais problemas e ter que pagar indenizações. Afinal, nenhum morador quer perder uma audiência ou um processo porque deixou de receber o documento relevante.

    O síndico deve criar um livro de registro de todos os documentos recebidos pelo porteiro que venham com aviso de recebimento, sejam eles cartas, comunicados ou encomendas. Isso protege o profissional e também o condomínio, mostrando o que foi entregue e quando. Já a correspondência só será entregue ao morador quando da sua assinatura nesse mesmo livro de protocolo, o que garante que ela foi entregue “em mãos” ao destinatário final.

    Em vista disso, fica entendido que o porteiro pode receber intimação destinada a morador. Com a criação de um livro de protocolo, o síndico garante que esse documento tão importante chegará às mãos certas.

    Vale a pena citar um parágrafo do artigo 248 do CPC:

    “Nos condomínios edilícios ou nos loteamentos com controle de acesso, será válida a entrega do mandado a funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência, que, entretanto, poderá recusar o recebimento, se declarar, por escrito, sob as penas da lei, que o destinatário da correspondência está ausente”.

    Ou seja, agora a pessoa não precisa estar em casa para receber intimação. Ao carteiro, basta deixar o documento com o porteiro. O profissional dos Correios recolhe a assinatura deste último no aviso de recebimento, e o ato citatório estará juridicamente válido.

    Isabela Cardoso, Advocacia Judicial e Extrajudicial, escritório especializado em Direito Imobiliário, Condominial, Família & Sucessões, Extrajudicial. consultoriaisabelacardoso@gmail.com Instagram:@isabela.cardosoadv e @cardosoapoiojuridico

    • Sobre o autorEspecialista,Dto de Família/Sucessões/Dto Imobiliário/Consultora Extrajudicial
    • Publicações4
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condominio-e-porteiro-podem-ser-condenados-por-nao-entrega-de-intimacao/1226465027

    Informações relacionadas

    Hugo de Oliveira, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Intimação ou citação judicial recebida por porteiro de condomínio

    Alem & Rocha, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Utilização dos elevadores sociais por empregados

    Marianne Patrocínio, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Ação de indenização por danos morais

    Isabela Cardoso, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Só é dono quem registra!

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    A citação pelo correio e o prazo para contestar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)